Figura 1:1 Caixa de Diálogo Dados Temporários do Motor [Temporary Motor Data Dialog Box]
Os HP de partida do motor são uma carga adicional ao modelo de carga existente. A opçãode Partir o Motor irá adicionar um HP definido pelo usuário (corrente de rotor bloqueado real) para a carga, mass somente para o caso de partida de motor. A carga de partida do motor não afeta a carga do fluxo de potência.
Importante: Ao partir um motor, o fator de escala deve ser configurado adequadamente. Se você modelou um motor individual de 7000 HP e deseja partí-lo, o campo Fator de Escala [Scaling Factor] precisa ser configurado para zero para indicar que o motor não está correntemente rodando. Se o Fator de Escala [Scaling Factor] é deixado em 100%, o programa parte o motor de 7000 HPsobre o motor de 7000 HP que já está rodando. Se você modelou o motor como um grupo de motores no EasyPower, você pode especificar o percentual de motor que estará correntemente rodando naquele grupo e a seguir partir um motor específico daquele grupo.
Por exemplo, considere um motor onde existe uma carga motriz total de 7000 HP com fator de escala 100 percento. O caso base de fluxo de potência indica uma tensão de 0.993 pu com 5.676 MW e 1.866 MVAr fluindo para o motor de 7000 HP. Isto também pode ser mostrado como sendo 5.975 MVA com fator de potência de 0.95 alterando-se a forma de exibição dos resultados no unifilar.
Figura 2:1 Simulação do Caso Base de Fluxo de Potência e Impacto da Partida do Motor
Para este caso, um motor de 3000 HP está sendo partido. A carga de 70000 HP de carga motriz permanece constante. Observe que a tensão da barra do motor caiu para 0.943 pu, e o fluxo de reativo aumentou para 17.664 MVAr devido a corrente de partida ser altamente reativa. Os HP de partida do motor e fator de potência são mostrados abaixo da carga normal do motor.
Para simular a partida do motor com capacitores de partida, é necessário inserir disjuntores ou chaves no circuito a montante do motor e do capacitor de partida. Veja figura abaixo. Antes de rodar o fluxo de potencia e simular a partida do motor, abrir o disjuntor. Isto permite um calculo de fluxo de potência preliminar sem o motor e com o capacitor conectado. Rode o fluxo de potência e simule a partida do motor. A seguir feche o disjuntor que conecta o motor e capacitor de partida. Agora você chegou na solução. Para ver a simulação da partida do motor sem o capacitor de partida, abra o disjuntor do capacitor.
Figura 3:2 Partida de Motor com Capacitores de Partida e Simulação [Solution]
Estudo de Fluxo de Potência | |
Dados Temporários de Motor |